A Educação Infantil como preconiza a LDB de 1996 consiste na primeira etapa da educação básica. Esse atendimento educacional é ofertado de zero á 4 anos prioritariamente em Creches e de 4 a 5 anos, na Pré-escola.
A oferta desse atendimento na maioria das cidades brasileiras, e ofertado em escolas que atende de zero a 5 anos ,11 meses e 29 dias com denominações variadas sendo que poucas cidades brasileiras oferta o atendimento da educação infantil em espaços distintos.
Os Educadores da infância são professoras (es) que exercem o magistério com práticas pedagógicas distintas das demais etapas do sistema educacional. O trabalho desses profissionais não dissocia o cuidar e o educar devido bebês e crianças pequenas, necessitarem dessas didáticas que permeiam seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
Devido a necessidade de se manter a qualidade vincular entre os educadores, bebês e crianças pequenas, a carga horária desses profissionais é, com raríssimas exceções maior que a dos demais professores e, a exigência da compreensão do desenvolvimento desses educandos são cada vez maiores o que os levam após as mudanças na legislação se especializarem cada vez mais o que é muito bom para a melhoria da qualidade do atendimento na educação infantil.
Pensando na especificidade do trabalho dos Educadores da Infância onde o exercício do magistério é diferente e de um outro nível de complexidade em relação as demais etapas educacionais, vimos através deste documento demonstrar aos parlamentares que compõem o Congresso Nacional, um pouco do trabalho que é exercido pelos educadores da Infância para que possam entender a impossibilidade desses professores terem a sua idade mínima para se aposentarem elevada em 10 anos.
Observamos que entre todo debate acerca da reforma da Previdência, não observamos até o momento as questões que aqui levantamos acerca das especificidades da docência na Infância e convidamos os nobres parlamentares a observarem através das imagens que anexamos a este documento um pouco das especificidade a que referimos e para além das nossa preocupações com as dificuldades e até impossibilidades de realizarmos as nossas tarefas com êxito caso ocorram as mudanças pretendidas, emprestamos as nossas vozes a todos bebês e crianças pequenas brasileiras que anseiam cada vez mais por uma Educação Infantil de qualidade para que o exercício da Infância lhes sejam garantido por direito e dever do Estado e para isso entendemos ser necessário que a decisão de suas intervenções e sugestões de emendas a essa alteração Constitucional sejam precedidas de um olhar para a delicadeza e magnitude do problema que apresentamos.
Contamos com a intervenção e o voto dos senhores e senhoras ao nosso pleito.
Sindicato dos Educadores da Infância.
Paulinha aqui coloque as fotos comentada que ficaram em anexos e ai traga as suas fotos e as suas contribuições que não viu no texto coloque nas legendas das fotos de forma objetiva
Para as trocas de fraldas, banhos, a professora pega as crianças no colo e as colocam no trocador – com o passar do tempo, pegar crianças no colo e são todas as crianças do módulo, se torna cada vez mais difícil e após os 50 anos muito penoso, não aguentamos.
Auxiliamos as crianças na higiene pessoal, mas o mobiliário é adaptado ao tamanho da criança… será que as dores no corpo que começam a se intensificarem a partir dos 50 anos, permitirão que a professora se abaixe com tanta frequência?
As crianças têm autonomia para se alimentarem, mas algumas necessitam de auxílio e, novamente, o mobiliário é adaptado à criança o que obriga os professores de educação infantil ficarem curvados durante toda a atividade durante as atividades pedagógicas, a professora também está totalmente voltada para as necessidades das crianças:
Em alguns momentos é necessário segurar a criança pelas mãos para que sinta diferentes texturas com os pés Ou segurá-la quando demonstrar insegurança
Utiliza diferentes materiais possibilitando movimentos diversificados – neste caso, balançando o tecido novamente como quase todas as atividades tem que se curvarem o que leva próximo aos 50 anos problemas de desgaste na coluna.
Auxilia nas atividades pedagógicas sempre tendo que se curvarem devido o mobiliário ter que corresponder ao tamanho das crianças.
A professora se abaixa para ficar na altura da criança, permitindo que ela possa tocá-la
Estimula as crianças em seus primeiros passos.
Se abaixa para que a criança interaja com ela; Senta no chão para que fiquem da mesma altura; Senta no chão para cantar; Se abaixa para encorajar a participar da atividade; Conta histórias na mesma altura das crianças; Senta para organizar o material para a atividade e também observar as crianças enquanto conversa com elas sem auxiliares na maioria das escolas.
A afetividade está sempre presente, em todos os momentos, durante o dia diversas vezes a professora pega crianças pequenas e bebês no colo nas mais variadas posições, não é porque a criança cresceu um pouco que ela deixa de ter o atendimento integral da professora…Na pré escola o cuidar e o educar também não são dissociados devido a criança ser ainda muito pequena…
Ela se abaixa para proporcionar diferentes vivencias; Senta no chão para contar histórias, ouvir relatos, interagir com as crianças; Observação: Na maioria das cidades brasileiras o atendimento da faixa etária de zero a 5 anos e realizado na mesma unidade escolar e devido ao vínculo que se estabelece do adulto com bebes e crianças a carga horária desses profissionais é superior aos demais professores pois a qualidade vincular não pode ser afetada e mesmo nas cidades onde este atendimento é separado (minoria das cidades brasileiras), a especificidade do atendimento é o mesmo.
Apresenta diferentes movimentos corporais segura no colo quando necessário – neste caso, auxiliar uma criança que não conseguia “pular a fogueira” Se abaixa para ouvir o que a criança tem para dizer.
Após os 50 anos, a professora que exerce o magistério na faixa etária de zero a cinco anos,11 meses e 29 nove dias, devido as mudanças hormonais que se dão em virtude da fase da menopausa, desgastes ósseos, perde a flexibilidade corporal tão necessária para as atividades de cuidar e educar exercidas com bebês e crianças pequenas.
Observamos aqui que a grande maioria começam a serem avós nesta idade ( 50 anos) e nem mesmo com os os próprios netos, conseguem ter a disposição e flexibilidade física necessária para exercerem as atividades lúdicas que requerem muita fluidez e saúde emocional que a faixa etária exige que dirá, como já mencionamos em salas super lotadas de crianças sendo que na rede pública sequer contam com auxiliares.
Portanto senhores e senhoras parlamentares, elencamos neste documento um extrato de nossas atividades para que julguem através dos seus votos se é possível desempenharmos as nossas atividades até os 60 anos como esta previsto na proposta de alteração Constitucional.
Os senhores e senhoras q decidirão através dos seus votos, a idade mínima para todos os trabalhadores do país e pedimos que possam considerar a nossa especificidade no magistério e retirem da PEC 287 as Professoras(es) que exercem o magistério na faixa etária de zero a cinco anos, devido ser impossível exercemos sem prejuízo as atividades que são necessárias serem desenvolvidas com bebês e as crianças pequenas.
Certos de contar com a compreensão do Congresso Nacional, finalizamos afirmando que 60 anos, os Professores de Educação Infantil não aguentam.
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