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Portaria 1.417/21 abertura do Processo Seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino de São

Atualizado: 10 de ago. de 2022

CELPs COMUNICADO Nº 1.417, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2021 6016.2021/0126398-0

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Coordenadoria Pedagógica –COPED, por meio do Núcleo Técnico de Currículo-NTC e da Coordenadoria dos CEUs/UNICEU, COMUNICA a abertura do Processo Seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, interessados em desenvolver atividades de docência nos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos-CELPs.

JUSTIFICATIVA: Este processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo justifica-se pela necessidade de atender ao disposto na Lei Municipal Nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, regulamentada pelo Decreto Nº 60.861 de 07 de dezembro de 2021 e pela Instrução Normativa Nº 55 de 13 de dezembro de 2021. OBJETIVOS: – Ofertar cursos de línguas estrangeiras para estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, visando ao plurilinguismo como princípio importante para a garantia da diversidade linguística em território paulistano. – Suprir a necessidade das vagas em aberto de Professores para início de funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos-CELPs. – Compor banco de dados para suprir futuras vagas que surgirem durante o ano letivo de 2021. INSCRIÇÕES: – De 20 de dezembro de 2021 até as 14h de 03 de fevereiro de 2022. – Link: https://forms.gle/spWEe8r4uQp2ape97 PÚBLICO ALVO: 1. Poderão inscrever-se “Professores efetivos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (PEIF)” e “Professores de Ensino Fundamental II e Médio (PEFM)”, preferencialmente licenciados em Letras na língua estrangeira-alvo.

2. Não havendo interessados com licenciatura em Letras na língua estrangeira-alvo, os “Professores efetivos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (PEIF)” e “Professores de Ensino Fundamental II e Médio (PEFM)”, desde que demonstrem conhecimento da língua, também poderão realizar a inscrição.

3. É vedada a participação de “Professores de Educação Infantil (PEI)” neste processo seletivo. DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Os interessados deverão:

I – atender ao funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos-CELPs , nas suas jornadas de opção:

a) Jornada Especial Integral de Formação – JEIF;

b) Jornada Básica do Docente – JBD, complementando com 8 (oito) horas-aula de Jornada Especial de Trabalho Excedente – TEX para assegurar a participação no trabalho coletivo;

II – possuir conhecimento específico sobre a língua estrangeira-alvo.

III – elaborar um Projeto de Trabalho, considerando as especificidades e necessidades que envolvem o ensino-aprendizagem da língua estrangeira-alvo.

IV – ter conhecimento da legislação específica da Escola de Idiomas – Lei Nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, do Decreto Nº 60.861 de 07 de dezembro de 2021 e da Instrução Normativa Nº 55 de 13 de dezembro de 2021.

V – ter anuência do Diretor de Escola.

2. O processo seletivo será composto das seguintes fases, a saber:

I – prova escrita on-line, constituída por questões de múltipla escolha sobre a língua estrangeira – alvo, de caráter eliminatório (até 20 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 12 pontos.

II – entrega do Projeto de Trabalho no dia da prova escrita on-line (até 10 pontos – somente os candidatos classificados na prova escrita terão seus projetos analisados pela Comissão).

III – prova didática on-line, que se dará por meio de uma aula-modelo de 20 minutos com membros da Comissão do Processo Seletivo, baseada nos conhecimentos específicos da língua estrangeira-alvo e em um tema a ser divulgado em Comunicado específico IV – tempo de efetivo exercício no magistério da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (1,0 ponto por ano – até 10 pontos).

3. O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado. 4. Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo, será constituída Comissão por meio de ato específico.

5. O processo seletivo será realizado por meio do ensalamento dos candidatos em turmas organizadas pela língua-alvo na plataforma Google Sala de aula.

6. A prova escrita on-line será realizada na plataforma Google sala de aula no dia 07/02/2022, das 19h às 22h

7. O resultado final da Prova Escrita, está previsto para o dia 09/02/2022, com a publicação em da relação dos aprovados e da classificação dos candidatos.

8. A Prova Didática ocorrerá na plataforma Google sala de aula, com o uso da ferramenta Google meet. O horário de realização da Prova Didática para os candidatos classificados na Prova Escrita, será divulgado no dia 09/02/2022.

9. A divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo está prevista para o dia 15/02/2022 10. O candidato deverá postar o Plano de Trabalho e a documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme inciso IV do item 2 deste Comunicado, em atividade especificamente designada para tal fim na plataforma Google Sala de aula.

11. O candidato interessado em interpor recurso referente ao processo deverá apresentá-lo presencialmente por escrito entre os dias 28 e 29/12/2021, no período das 09h às 17h, no endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04037-004, Sala 301B. 12. Os professores serão designados pelo Secretário Municipal de Educação, considerando-se as necessidades de cada Centro de Estudos de Línguas Paulistano -CELP.

13. Os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo instituída nos termos do item 4 deste Comunicado e Portaria Própria. ANEXO 1 – Itens do Projeto de Trabalho Projeto de Trabalho Identificação do professor interessado Nome: Categoria/situação e registro funcional: Objetivos Geral: Específico: Metodologias Conteúdos Avaliação Recursos envolvidos Cronograma dos dois primeiros bimestres Referências bibliográficas ANEXO 2 – Conhecimento linguístico Língua Estrangeira Conhecimentos Alemão Intermediário – Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.). – Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal.

– Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto. Espanhol Avançado- Compreensão de um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. – Produção de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.

– Uso da língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.

– Expressão sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Francês Intermediário – Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).

– Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal.

– Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto. Inglês Avançado – Compreensão de um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.

– Produção de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.

– Uso da língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.

– Expressão sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. Italiano Intermediário

– Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).

– Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal.

– Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto. Japonês Básico

– Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).

– Produção de frases isoladas e expressões frequentes sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal.

– Descrição simples de experiências e eventos relativos à sua formação e meio circundante ou ainda referências a assuntos relacionados com necessidades imediatas.

DOC de 17/12/2021 pag. 53

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