Nossa História

SEMPRE NA LUTA DESDE 2004

 

Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo foi fundado em 15 de outubro de 2004,  para representar os professores da Educação Infantil, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e demais servidores atuantes nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) do Município de São Paulo com o intuito de promover a visibilidade, a independência e o protagonista destes profissionais com o comprometimento de lutar por uma educação infantil inclusiva e cidadã para trabalhadores da educação infantil e crianças.

Ao longo dos anos, o SEDIN acompanha, fiscaliza e pauta discussões   relacionadas aos interesses da Educação Infantil na nossa cidade, no Brasil e no mundo.

Infelizmente a educação infantil com todos os avanços e intervenções, ainda apresentam muitas disparidades em relação ao reconhecimento profissional dos demais níveis de ensino e lutamos para que as (os) educadoras (os) tenham as mesmas condições, pois o setor estar repleto de preconceitos e discriminações absurdas.

Para o SEDIN, todos os trabalhadores da Educação Infantil, independente do tempo em que estejam na rede, funções ou cargos que ocupam nos CEIs ou EMEIs, são educadores por excelência. Temos as mesmas exigências de formação, atendemos a mesma faixa etária, temos as mesmas atribuições em ambos os espaços. Portanto, somos todos habilitados e capacitados para exercer a função de Educadores nos territórios da Infância. Somos conscientes do nosso papel de educar para a cidadania. Garantir esse princípio passa pela compreensão de que nossas atribuições não são irrelevantes no processo educacional. Temos dado a nossa contribuição nas lutas gerais em defesa da educação pública e de qualidade bem como a valorização do conjunto de seus trabalhadores, mas não abrimos mãos de priorizar a luta específica da Educação Infantil.

Tivemos papel de destaque na organização do movimento sindical brasileiro nas últimas décadas, bem como na luta pela redemocratização do país, participando dos movimentos contra a ditadura militar e os governos fascistas. Afirmamos e comprovamos que não houve um avanço na Educação Infantil em nossa cidade e legislações do Congresso Nacional, que não contasse com o nosso olhar e intervenção nos últimos anos.

 

O SEDIN também é filiado à Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

Em 2021, completamos 17 anos de existência e também a realização de 17 congressos anuais para a formação da comunidade escolar sobre as aprendizagens necessárias à primeira infância com diversas temáticas.