top of page

REPUBLICAÇÃO POR CONTER INCORREÇÕES NO DOC DE 09/12/2025, pág. 45 COMUNICADO SME Nº 519, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2025

REPUBLICAÇÃO POR CONTER INCORREÇÕES NO DOC DE 09/12/2025, pág. 45

COMUNICADO SME Nº 519, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2025


SEI 6016.2025/0144324-2

 

Divulga o cronograma do Processo Inicial de Escolha/Atribuição de turnos e de agrupamentos/ classes/ blocos/ aulas para 2026 aos Professores da Rede Municipal de Ensino e dá outros procedimentos.

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto na Instrução Normativa SME nº 51, de 2025 e Instrução Normativa SME nº 52, de 2025;

 

COMUNICA:

 

1- O Processo Inicial de escolha de turno e atribuição de agrupamentos, classes /blocos/ aulas e de vaga no módulo sem regência aos Professores lotados e ou em exercício nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, ocorrerá conforme estabelecido nos Anexos I a VII da IN SME nº 51, de 2025, e Anexos I e II da IN SME nº 52, de 2025.

 

2- As Diretorias Regionais de Educação divulgarão amplamente os locais-sede do processo referido no item anterior, que ocorrerem fora da Unidade de Lotação, conforme seguem:


a) processo realizado em dezembro/25: até 10/12/25;


b) processo realizado em fevereiro/26: até 28/01/26.

 

3- Os Diretores de Escola deverão assegurar, até o dia 11/12/25, o cadastro, criação e conferência de geração de saldo no Sistema Informatizado – EOL, objetivando a atribuição de:


a) Nos CEIs e CEMEIs:


- agrupamentos e classes regulares;


- aulas de Salas de Recursos Multifuncionais;


- turnos de trabalho para os ADIs;


- turno de trabalho para os professores em readaptação funcional cadastrados no sistema EOL no Grupo de Apoio a Secretaria e Famílias ou no Grupo de Apoio a Equipe Gestora;


- vagas no módulo sem regência.


b) Nas EMEIs, EMEFs, EMEBSs e EMEFMs:


- classes/ turmas Regulares e de EJA;


- aulas de Educação Física;


- aulas de Sala de Leitura;


- aulas de Sala do Laboratório de Educação Digital;


- aulas de Fortalecimento das aprendizagens;


- aulas de Salas de Recursos Multifuncionais;


- aulas dos territórios do saber e de aulas de expansão curricular;


- aulas de Apoio Pedagógico;


- aulas de unidades de percurso e projeto vida (Ensino Médio);


- aulas de Projetos Especializados (EMEBSs);


- aulas de EDUCAVEST, se o caso em fevereiro;


- aulas do Programa Portas Abertas, se o caso em fevereiro;


- aulas de LIBRAS (EMEBSs);


- turno de trabalho para os professores em readaptação funcional cadastrados no sistema EOL no Grupo de Apoio a Secretaria e Famílias ou no Grupo de Apoio a Equipe Gestora;


- vagas no módulo sem regência.


c) Nos CIEJAs:


- classes/ turmas Módulos I a IV;


- aulas de Sala do Laboratório de Educação Digital;


- aulas de Oficinas de Estudos e Itinerário Formativo.

 

4- A escolha/atribuição realizada em dezembro/25 deverá ser registrada em livro próprio e efetivada no Sistema EOL.

 

5- Havendo, no decorrer do ano letivo, remoção de professores por permuta, os Diretores de Escola deverão comunicar o fato à respectiva DRE, para fins de alteração dos registros de escolha/atribuição, do local de classificação e da Ficha de Pontuação no Sistema Informatizado - EOL.

 

6- As Etapas de escolha de turno e de atribuição de agrupamentos e vaga no módulo sem regência constantes nos Anexos I e II da IN SME nº 52, de 2025, ocorrerão, dias 12/12 e 15/12, conforme cronograma abaixo:

 

DEZEMBRO – 2025

UEs envolvidas

Data

Horário

Anexos

Procedimentos

CEMEI/CEI

12/12

A partir das 9h

I

1ª, 2ª e 3ª Etapas

DRE

de 15/12 a 16/12

 

II

1ª e 2ª Etapas

7- As Etapas de escolha de turno e de atribuição de classes/aulas/vagas no módulo sem regência constantes nos Anexos I a IV da IN SME nº 51, de 2025, ocorrerão nos dias 16/12 e 17/12, conforme cronograma abaixo:

 

DEZEMBRO – 2025

UEs envolvidas

Data

Horário

Anexos

Procedimentos

EMEBS

 

 

16/12

 

 

8h

II

 

 

1ª Etapa

9h

2ª Etapa

10h

3ª a 5ª Etapas

CEMEI/EMEI

 

16/12

 

8h

I

 

1ª Etapa

9h

4ª e 5ª Etapas

EMEF/EMEFM

 

 

17/12

 

 

10h

I e III

 

 

1ª Etapa

11h

2ª Etapa

13h

3ª a 5ª Etapas

CIEJA

 

 

17/12

 

 

16h

IV

 

 

1ª Etapa

17h

2ª Etapa

18h

3ª a 4ª Etapas

8- As Etapas de escolha de turno e de atribuição de classes/aulas/vagas no módulo sem regência constantes nos Anexos V a VII da IN SME nº 51, de 2025 ocorrerão, no mês de fevereiro de 2026, conforme cronograma abaixo:

 

FEVEREIRO/2026

Locais envolvidos

Data

Horário

Anexos

Procedimentos

CEMEI/EMEI

02/02

9h

V

VI

1ª Etapa

Etapa única

EMEF/EMEFM/

EMEBS

 

 

02/02

 

 

9h

V

 

 

1ª Etapa

2ª Etapa

3ª Etapa

10h

11h

13 h

VI

Etapa única

DRE

04 a 10/02

 

VII

1ª e 2ª Etapas

9- Ao término das Etapas de dezembro/2025 deverão ser providenciados pelos Diretores de Escola, a digitação no Sistema Informatizado EOL e o encaminhamento, por e-mail da DRE ou presencialmente, de cópia digitalizadas dos documentos abaixo relacionados e conforme cronograma constante no item 10 deste Comunicado:


a) 12 de dezembro, a partir das 12h - CEI/CEMEI


- saldo de agrupamentos, classes que restaram sem atribuição;


- saldo de vaga no módulo;


- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;


- relação de professores que se ausentaram do processo;


- relação nominal e Ficha de Pontuação dos Professores efetivos que remanescerem sem atribuição e os interessados em participar das Fases da DRE.


b) 18 de dezembro - CEMEI/EMEI/EMEF/EMEFM/CIEJA


- saldo de classes/ aulas que restaram sem atribuição;


- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;


- solicitação de desligamento da jornada em 2025, emitida pelo Sistema Informatizado;


- relação de professores que se ausentaram do processo.


c) 02 e 03 de fevereiro - CEMEI/EMEI/EMEF/EMEFM/CIEJA


- saldo de classes/ aulas que restaram sem atribuição;


- saldo de vaga no módulo sem regência;


- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;


- solicitação de desligamento da jornada em 2026, emitida pelo Sistema Informatizado - EOL;


- memorando informando os professores que solicitaram retorno à Jornada/26;


- relação nominal e Ficha de Pontuação dos Professores efetivos que remanescerem sem atribuição e os interessados em participar das Fases da DRE;


- relação nominal e Ficha de Pontuação dos professores adjuntos, estáveis e não-estáveis dispensados da participação nas Fases da DRE;


- relação de professores que se ausentaram do processo.

 

10- A digitação no Sistema Informatizado – EOL deverá ser realizada imediatamente após o término da atribuição e os documentos entregues nas DRES conforme organização própria.

 

11- Finalizada as Etapas do mês de dezembro de 2025, as DREs deverão conferir rigorosamente o saldo de agrupamentos, classes e aulas que remanesceram sem atribuição até dia 14/01/2026, quando a SME/COGED extrairá os saldos do Sistema Informatizado - EOL.

 

12- Os professores ingressantes que iniciarem exercício em 2026 participarão da escolha/atribuição de classes/blocos/aulas/vaga no módulo sem regência conforme disposto na Instrução Normativa SME nº 27, de 2023.

 

13- O Diretor de Escola deverá dar ciência deste Comunicado a todos os Professores da Unidade Educacional envolvidos no Processo.

  

Fernando Padula Novaes


Secretário Municipal de Educação


DOC de 12/12/2025 pag. 74; 75 e 76

Posts recentes

Ver tudo
Atos Normativos e Despachos SME/CME Nº 147116301

Atos Normativos e Despachos SME/CME Nº 147116301 São Paulo, 02 de dezembro de 2025.   Processo SEI nº  6016.2025/0141520-6 Interessado: Conselho Municipal de Educação - CME/SP Assunto:  Recomendação s

 
 
 

Comentários


Contato
 

R. Apeninos, 429 - Aclimação, São Paulo - SP, 01533-000 - Tel: (11) 3258-3878

Assuntos Gerais

sedin@sedin.com.br

 

Benefícios

beneficios@sedin.com.br


Fale com a Presidenta

presidenta@sedin.com.br

Tel (11) 3258-3878 para:
 
  • Administrativo (Filiação, Cursos, Certificados)
     

  • Jurídico (Processos, Aposentadoria e Evolução Funcional)
     

  • Benefícios (Plano de saúde, colônias de férias e universidades)
     

  • Outras dúvidas

Diretoria por Região

Sheyla – (11) 91683-3777 

Ipiranga – Butantã – Penha


Kátia – (11) 95786-3777 

Penha – Itaquera – São Mateus


Renata – (11) 96847-3777 

 

São Miguel – Guaianases

Francisco – (11) 91237-3777

 

Santo Amaro – Capela do Socorro – Campo Limpo

Juliana – (11) 91471-3777

Pirituba –  Fó/Brasilândia – Jaçanã/Tremembé

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
bottom of page